Para curtir com as crianças – receitas e atividades

Cozinhar com os pequenos é tudo de bom! Que tal fazer uma receita bem gostosa em companhia deles neste fim de semana? Adoleta apresenta a estrela da vez, o bolo de caneca! Huuumm!

maxresdefault (2)

Bolo de caneco

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 4 colheres de sopa de leite
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó ou achocolatado
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • Meia colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo:

Em uma caneca coloque o ovo e o óleo. Adicione o leite, açúcar e o chocolate em pó. Mexa bem. Aos poucos, adicione a farinha de trigo. Não esqueça de mexer o tempo todo! Acrescente o fermento em pó e misture. Leve ao micro-ondas por 3 minutos. Retire e sirva com calda de chocolate e confeitos coloridos. :)

moussedemorango

Musse de morango

Ingredientes:

  • 2 copos de leite em pó
  • 1 e ½ copo de água fria
  • 1/2 pacote de suco em pó

Modo de preparo:

Coloque no liquidificar, aos poucos, a água, leite em pó e suco de morango em pó. Bata. Coloque em um recipiente. Leve à geladeira e deixe-o por lá até ficar mais consistente.

873d757e23949d5bfe695c6f703dbec8

Massinha caseira

Ingredientes:

  • 1 xícara de sal
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara e meia de água
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • Corante alimentício ou suco em pó
  • Modo de preparo:

Em uma vasilha grande, misture a farinha e o sal. Em seguida, adicione a água e o óleo. Misture até que todo o conteúdo forme uma massa homogênea. Misture o corante ou o suco para dar cor. Amasse até ficar por igual.

Você pode conservar a massinha na geladeira. E não tem problema se o seu filho por na boca, pois os ingredientes são comestíveis. Apenas verifique se ele não é alérgico a corante alimentício. 

maxresdefault (3)

Brincar de teatro com meias

  • Você vai precisar de:
  • Meias limpas
  • Botões para os olhos ou olhos de boneca
  • Linha ou cola para grudá-los
  • Lã para fazer o cabelo

A atividade vai estimular a criatividade e a comunicação. Podem ser utilizados diversos tipos de fantoches! Os de meias são uma versão barata e muito divertida. Improvise um palco no quintal de casa e boa diversão!

Fontes: All Recipes  Panela Terapia, OMO, Disney Babble

 

 

 

Girl running with balloons at sunset

Hoje lembramos o quanto às mulheres são fortes e que merecem seu espaço e respeito, como profissionais e mães. Apesar de ser uma data para comemorar vitórias importantes, como o direito de votar e maior espaço no mercado de trabalho (apesar de ainda não ser o suficiente), a data foi criada inspirada em um momento de tristeza e de muitas diferenças entre homens e mulheres.

No dia 8 de março de 1857, trabalhadoras de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizeram greve por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos trabalhistas.

Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas fizeram uma manifestação para relembrar as reivindicações passadas, exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil.

Ambas as manifestações foram reprimidas violentamente pela polícia.

A tragédia que deu origem à data ocorreu em 25 de março de 1911, quando cerca de 145 trabalhadores (a maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque.

O ocorrido deu origem a uma série de reações e mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho norte-americanos, e influenciou o mundo inteiro. No ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

Que as próximas gerações consigam ser mães, mulheres, e trabalhadoras bem-sucedidas, com igualdade! É importante ensinar nossos filhos, meninos e meninas, que todos possuem o mesmo direito e que são capazes de conquistar o que quiserem. ;)

Fonte: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

 

 

Principais dúvidas sobre a Febre Amarela e prevenção.

Mosquito sucking blood from people.

O Brasil está passando por uma possível crise epidêmica de febre amarela. No atual momento, ela está ocorrendo casos isolados em algumas regiões, como Minas Gerais e interior de São Paulo. É uma doença que gera algumas dúvidas sobre como é transmitida e sobre suas consequências.

O que é a doença?

A febre amarela é provocada por um vírus transmitido através de um mosquito.

A transmissão é feita só através do mosquito?

Não. Isso porque existem dois tipos de febre amarela: a silvestre e a urbana. O vírus continua o mesmo, o que muda, são os processos de transmissão do vírus do seu hospedeiro até uma pessoa ser contaminada.

A silvestre, que é a que está em andamento no momento, é transmitida para a pessoa após ela se expor em um ambiente de mata e ser picada por um mosquito infectado. O mosquito transmissor comum é o Haemagogus, que contrai o vírus após picar macacos contaminados.vacina febre

Já a urbana, a transmissão ocorre com maior velocidade que a silvestre. Ela se dá através do mesmo mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti. Diferente da febre amarela silvestre, aqui ocorre uma transmissão secundária, ou seja, o mosquito, em vez de picar primeiro um animal contaminado, picará uma pessoa contaminada, para então partir para picar uma segunda pessoa e passar a doença.

Existem períodos de maior incidência de casos?

Sim. No caso da febre silvestre, o número de casos aumenta entre dezembro e maio, pois é a época em que a um maior volume de chuvas, aumentando a população de mosquitos. Além disso, durante os meses de dezembro e janeiro, o ecoturismo aumenta devido o período de férias e uma maior movimentação de pessoas em localidades de matas e cachoeiras. Como a febre amarela urbana é passada após o mosquito picar diretamente uma pessoa, as incidências podem se alastrar por mais meses.

Quais os sintomas?

Os sintomas podem ser bem silenciosos, por isso é uma doença de difícil diagnóstico. Quando os sintomas são identificáveis eles se assemelham a uma forte gripe. A pessoa apresenta calafrios, febre, dor de cabeça e costas, náuseas, e vômito e fadiga. Nos casos mais graves, o infectado pode apresentar sangramento no nariz e gengivas, machas que parecem hematomas, icterícia (coloração amarelada da pele e branco dos olhos).vacina febre_2

Quem pode tomar a vacina?

Todos que vivem em regiões de risco ou que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata devem tomar a vacina. A vacina assegura 100% de imunização após o décimo dia de aplicação e a proteção tem validade de dez anos.

Gestantes podem tomar a vacina, desde que com validação do médico e após exames para verificar a saúde do bebê e da mãe. Já os bebês podem tomar a vacina. O recomendado é que seja aplicada a partir dos 9 meses. Mas caso a criança viva em região de risco, a aplicação pode ser feita aos 6 meses, também após avaliação médica.

Fonte: Agência Brasil, Revista Crescer

 

 

 

 

Câncer Infantil: tipos e prevenção

aa

 Uma das maiores preocupações de todo pai é a saúde e bem-estar dos filhos. Quando um dos nossos pequenos é diagnosticado com uma doença tão séria, os pais veem um mundo de cabeça para baixo. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) são registrados, em média, 12 mil novos casos de câncer infantil a cada ano. Apesar de os números serem altos, o câncer infantil é considerado raro e a possibilidade de cura é maior. A taxa média de cura do câncer infantil no país é de 70%, podendo até ser maior.

O câncer é uma doença que pode afetar todos os perfis de crianças. Mas manter uma alimentação saudável e incentivá-los a fazer exercícios físicos colabora para o fortalecimento da imunidade e da resistência do corpo.

Para a cura do câncer, o diagnóstico precoce é essencial. Caso tenha alguma suspeita, não hesite em procurar o médico. Listamos abaixo os tipos de câncer mais comuns e as principais características:

134151744

Leucemia

É o câncer nos glóbulos Brancos. Ele tem origem na medula óssea, onde é produzido o sangue. Mais de 30% dos casos de neoplasia infantil são leucemia. Seus sintomas são dores nos ossos e articulações, palidez, manchas roxas, sangramentos, abatimento e em alguns casos a criança apresenta anemia.

Tumores do Sistema Nervoso Central

São os tumores sólidos mais comuns nas crianças. Afetam o cérebro, sistema nervoso e cerebelo. Os sintomas mais comuns são dores de cabeças, vômito, tonturas, desequilíbrio. Seu diagnóstico como maligno ou benigno só é possível no centro cirúrgico.

Linfoma

Este tipo de câncer afeta os gânglios e órgãos do sistema imunológico da criança. Quando ocorre na região do abdômen, pode causar dores de barriga e causar a parada da evacuação. Quando ocorre na região do tórax pode causar dificuldades ao respirar, tosse e falta de ar. Também é comum ocorrer no pescoço.

Neuroblastoma

São tumores que afetam o sistema nervoso periférico, e nas crianças atingem principalmente o abdômen. Pode afetar o fígado, ossos e a medula óssea. Muitas vezes são confundidos com sintomas de verminose, pois os sintomas são semelhantes, como o aumento do abdômen.

RL Gibson 22.JPGRetinoblastoma

Afeta os olhos e costuma ocorrer antes dos 4 anos da criança. Uma das características desse câncer é que ele gera um reflexo brilhante no olho, semelhante os que ocorre com os olhos de gato quando iluminados a noite.

A criança que possui essa doença pode desenvolver um estrabismo (ficar vesga), ter dor nos olhos, ou mesmo perder a visão, por isso a importância do diagnóstico precoce. 

Tumor de Wilms

Este tipo de tumor afeta os rins. Ele costuma ocorrer antes dos 5 anos e apresenta sintomas como aumento do abdômen, podendo ter dor ou não, urina com sangue e pressão alta. A principal forma de disgnóstico é o uso de exame de ultrassom.

Tumores Ósseos

Ocorrem em criança, mas são mais comuns em adolescentes. Geralmente os sintomas se iniciam com uma batida e uma dor que não vai embora. O local mais comum para o surgimento desses tumores é acima do joelho. É preciso raio-X e biópsia para confirmar se é maligno ou benigno. 

Fonte: GRAACC, Samaritano, INCA

 

 

 

 

Programa Família – lista de filmes indicados ao Oscar 2017 para ver com os filhos

Uma das melhores coisas de ser criança é ver muitos filmes lúdicos e divertidos. Claro que a mamãe e o papai também se divertem. ;) Por isso, listamos os filmes que foram indicados ao Oscar 2017 para você assistir com a família:

Moana-Poster-Banner

Moana (Janeiro de 2017)

 É a mais nova animação da Disney. O filme conta a história de Moana Waialiki, uma jovem que é filha do chefe de uma tribo na Oceania. O filme acontece ao redor da sua busca para compreender seu passado para ajudar a família e seu povo. Ela parte em busca da antiga e misteriosa ilha dos seus ancestrais em uma jornada pelo mar, acompanhada de Maui, um lendário semideus.

A história é carregada de ensinamento sobre coragem, família e amizade. Além disso, é um filme visualmente lindo que você e seu pequeno vão se encantar.

515514

Kubo e as cordas mágicas (Outubro de 2016)

Kubo é um menino que vive uma vida normal em uma pequena vila no Japão com sua mãe.

Mas um dia um espírito vingativo do passado muda completamente sua vida, ao fazer com que todos os tipos de deuses e monstros o persigam. Kubo terá de encontrar uma armadura mágica do seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai, para conseguir salvar a todos que ama. Uma história cheia de ensinamentos, principalmente sobre ter coragem.

posterfinalicone

Animais fantásticos e onde habitam (Novembro de 2016)

Praticamente todos os pais e crianças se encantam com o mundo mágico dos filmes de Harry Potter, não é? Este é mais um filme baseado nesse universo de magia contado nos livros e filmes. Newt Scamander é um magizoologista que vai para a cidade de Nova York. Em sua maleta leva vários animais mágicos que coletou durante suas viagens. Suas incríveis criaturas acabam fugindo e Newt se vê preso em uma busca para capturá-los, já que os bruxos americanos têm muito mais medo das pessoas normais que seus colegas ingleses.

trolls

Trolls (Outubro de 2016)

Ramo é um troll mais realista e que não é muito chegado em brincadeiras. Já Poppy, líder dos Trolls, possui uma felicidade incansável. Por serem tão diferentes os dois não são amigos, mas apenas até o momento que precisam se unir para defender sua terra dos inimigos.

O filme é uma explosão linda de cores e mostram a lição que os dois principais personagens aprendem, de que mesmo nas diferenças podemos ser amigos e nos unir.

mv5bmgu1zdi5y2itoty2os00zjbilthkyzetzdixota4nmvmmje3xkeyxkfqcgdeqxvymjuyoti5mq._v1_sx1777_cr001777999_al_

Minha Vida de Abobrinha (Fevereiro de 2017)

Este filme francês conta a sensível história de Icare, mais conhecido comoAbobrinha. Após sua mãe falecer, Abobrinha vai para um orfanato, onde se sente deslocado do mundo e da sua nova realidade. Mas com ajuda de seus colegas, descobre o significado de ter uma nova família, das amizades e confiança.

zootopia

Zootopia (Março de 2016)

Judy Hopps vivia em uma fazenda de cenoura mas decidiu seguir seu sonho de se tornar a primeira coelha policial na cidade de Zootopia. A empolgada policial irá unir forças com a raposa Nick Wilde, conhecidapor suas infrações, para investigar o desaparecimento de um dos animais de Zootopia e acaba descobrindo uma conspiração que envolve as grandes forças da cidade.

Este filme, além de ser divertido, é uma grande lição contra o preconceito, para ensinar a importância da segunda chance e que devemos lutar contra os preconceitos, pois todos são capazes de realizar seus sonhos.

mogli-o-menino-lobo-the-jungle-book-somente-o-necessario-resenha-review-filme-disney-blog-herick-

Mogli (Abril de 2016)

Este é outro lindo filme baseado em livro. Ele conta a história de Mogli, um menino indiano que foi criado por lobos no coração da selva e sem nenhum contato humano, tendo como amigo o urso Baloo e a pantera-negra Bagheera. Apesar de ser amado pela maioria dos animais, é considerado uma ameaça ao olhos do tigre Shere Khan, que quer matá-lo. Para proteger sua família de lobos, Mogli decide se afastar.

Filme emocionante, com lindos efeitos digitais e que transmite uma linda mensagem sobre amizade e não desistir dos amigos.

 Fontes: Omelete; Adoro Cinema

 

 

 

 

Guarda compartilhada – vantagem para pais e filhos

guarda-compartilhada-arquivo

Quando um casal se separa, a maior preocupação é com os filhos e como ficará a situação de sua convivência com os pais. Alguns anos atrás, a justiça dava preferência para os filhos continuarem a viver com a mãe e o pai necessitava ajustar dias de visita para passar um tempo com eles.  Mas, agora, os juízes têm optado pela guarda compartilhada.

A guarda compartilhada faz com que os dois pais fiquem responsáveis pela criança, dividindo igualmente as responsabilidades.  O objetivo desse modelo é garantir que os pais continuem a exercer as suas responsabilidades e  também direitos para que, apesar de uma separação, as crianças tenham a possibilidade de crescer dentro de um relacionamento familiar relativamente estável.

1430403876

Se por um lado a guarda compartilhada prevê certo rigor ao estabelecer que a responsabilidade de cuidar é de ambos os pais, por outro ela permite uma maior abertura para que os pais possam tomar decisões de forma que a criança tire melhor proveito e não afete a rotina dela. A criança pode continuar morando em apenas uma casa e ser decidido que um dos pais passará finais de semana e feriados, por exemplo, com o filho. Isso é até recomendado para que a criança tenha uma rotina. Mas há pais que decidem manter duas casas. A avaliação da viabilidade disso (de acordo com os interesses da criança) serão decididos pelo juiz.

Na guarda compartilhada, os pais dividem todas as responsabilidades. A única coisa que não muda é a questão da pensão alimentícia, que será definida também pelo juiz, de acordo com os rendimentos.

o-DIVORCE-facebook

Outro ponto interessante da guarda compartilhada é que na lei há previsão para os pais recorrerem a serviços de psicólogos e serviço social em caso de sentirem a necessidade de ajuda para estabelecer algumas regras, como a responsabilidade e o tempo de convívio.

Fonte: Baby Center; Estadão

 

 

Fim de ano – cuidados com os bebês nas festividades

o-CHRISTMAS-BABY-NAMES-facebook

As festas de fim de ano são uma das épocas mais animadas e divertidas. Mas quando temos um bebê, é preciso tomar alguns cuidados para que o dia de festividade não se torne estressante.

1280x1200

Cuidado com ambientes barulhentos

Os bebês recém-nascidos, principalmente, possuem uma sensibilidade auditiva maior. Por isso, é importante observar a quantidade de barulho no ambiente que ele vai permanecer. Procure deixar o pequeno em um quarto calmo e silencioso. No caso de haver muito barulho externo, como de fogos de artifício, procure vedar o melhor possível o quarto para que o barulho externo não entre com força total.

Se a festa acontecer na sua casa, você pode pedir para os convidados cuidarem com o tom de voz, sim! E mesmo que esteja em outro lugar, não há problema em pedir para que as pessoas sejam gentis e tentem não falar alto próximo ao lugar onde o bebê estará dormindo.

Mas é preciso manter a vigilância e não deixá-lo sozinho. Enquanto ele estiver dormindo, uma boa opção é utilizar uma babá eletrônica. Mas se acordado, tenha alguém acompanhando. Para que a mãe e o pai possam aproveitar as festividades, uma opção é revezarem na vigilância. Se algum parente se oferecer para ajudar, não recuse e aproveite!

Mesmo ainda sendo tão pequenos, eles podem aproveitar o Natal.

O bebê recém-nascido consegue enxergar nitidamente a uma distância de 20 a 35 centímetros. Você pode estimulá-lo se aproximando com ele das luzes de Natal ou colocando-o no chão próximo a árvore.  Mas sempre sob vigilância!

1500-157ed0c98486d84e09d0a297a865c851

Com as crianças acima de 1 ano, atenção com os enfeites de Natal!

Os cuidados com o barulho continuam.  Mas há mais um motivo extra para ficar de olho quando os bebês ficam mais velhos: a partir de um ano de idade, eles começam a ficar mais independentes e a ensaiar os primeiros passos. É importante cuidar com a área de alcance de enfeites com peças pequenas e que quebram, e também com partes elétricas, como os pisca-piscas. Permita que seu filho se aproxime dos enfeites natalinos apenas com a sua supervisão!

Assim vocês poderão aproveitar o Natal, Ano-Novo e criar maravilhosas memórias! ;)

Fonte: Pais & Filhos; Baby Center

 

 

 

Benefícios da massagem para bebês

58IktkqTURBXy8wYmQ4NWVjOTVmYmNjMDhmYmEzOWM0YjA2YTc3NjhiYy5qcGVnkpUDAl_NA-bNAdiTBc0EdM0CHA

Você sabia que uma ótima forma de manter o contato com o bebê é pela massagem? A técnica dá mais tempo de interação direta para criar vínculos, ao mesmo tempo em que você estimula o sistema sensorial.

O tato estimula o desenvolvimento infantil através do calor do corpo da mãe e movimentos delicados e carinhosos ao longo do corpo do bebê. Por isso muitas maternidades, principalmente em caso de prematuridade, colocam o bebê em contato direto com o corpo da mãe e do pai.

A massagem também possui outras vantagens: ela estimula o desenvolvimento emocional da criança e faz o bebê ter noites mais tranquilas. Uma das massagens mais indicadas para bebês é a Shantalla. Esse estilo de massagem tem como princípio oferecer, através dos movimentos manuais, amor, carinho, contato.

Além de promover o contato íntimo da mãe com o filho, a Shantalla aumenta a oxigenação dos tecidos, favorecendo a respiração e expelindo toxinas. Ela também colabora para prevenir cólicas, além de ser uma ótima forma de relaxar e harmonizar o bebê.

Que delícia poder ficar ainda mais perto do seu bebê, não é?

Fonte: Johnsons Baby; Guia do Bebê

 

 

Dia da Família

dzivibas-apdrosinasana

 

A família é o alicerce da vida e por conta de sua importância foi estabelecido o dia 8 de dezembro como o Dia da Família, comemorado no Brasil. No dia 24 de outubro de 1963, o Decreto de Lei nº 52.748, intitulou o dia 8 de dezembro como sendo o Dia Nacional da Família. Essa data foi escolhida para coincidir com o dia da Nossa Senhora Imaculada Conceição.

A família é uma parte essencial na nossa vida, pois colabora para que as crianças tenham uma educação e crescimento saudáveis e felizes, com bases sólidas para se tornarem boas pessoas.  Mas a família tem diferentes constituições, mas que, igualmente, são carregadas de amor, de carinho e de muito valor.

Sabe por quê? Porque família é muito além de pai e mãe. São todos aqueles que nos amam e cuidam.  Porque uma família pode ser constituída apenas de avós, ou de tios, ou por uma mãe solteira. Família não é questão de número de pessoas, mas de quem são as pessoas que zelam e se preocupam conosco.

Fonte: Calendarr

Refluxo em bebês

2016-02-04-07-42-16-babybluesdepressionpostpartumpsycho2418095

O refluxo faz parte das fases iniciais de desenvolvimento do bebê, principalmente de bebês prematuros. Até certo ponto é normal o pequeno regurgitar um pouco de leite materno, principalmente após ser amamentado.

Apesar disso, é preciso ficar atento para mudanças no comportamento dos pequenos.  Enquanto o bebê continua ganhando peso, não chora ou fica irritadiço, significa que o refluxo não está a incomodando e comprometendo a sua saúde.bebe-golfando-refluxo-fisiologico

Mas caso comece a sentir dores, muita irritabilidade, chorar demasiadamente, recusar o leite materno e outros alimentos, regurgitar com mais frequência, ter crises de vômito  e perder peso, procure um pediatra. Disfunções de refluxo podem causar sérias lesões no sistema digestivo. Em casos mais sérios, o pediatra pode indicar certos tipos de antiácido que se adequem à idade e fisiologia do bebê.

o-BLACK-MOTHER-BREASTFEEDING-facebook

Algumas precauções que podem ajudar a controlar o refluxo:

  • Deixe seu bebê em posição vertical ao amamentar;
  • Procure fracionar as mamadas para não exagerar na quantidade de leite;
  • Depois de fazê-lo arrotar, mantenha-o de 20 a 30 minutos em pé. Isso ajuda o leite a se acomodar no estômago e facilita a digestão;
  • Evite balançar o bebê. A movimentação piora a digestão;
  • Deixe o bebê dormindo com a cabecinha levemente elevada;
  • No caso de crianças maiores, evite a ingestão de alimentos gordurosos;

Fonte: M de Mulher, Revista Crescer,Tua Saúde.

 

 

1 2 3 17