Nûby Dreambaby Adoleta Bebê

Digite abaixo e pressione Enter:

Teste da Linguinha

Quando o bebê nasce ele passa por diversos exames para verificar diferentes aspectos da saúde e desenvolvimento. Ma você já ouviu falar do teste da linguinha, mamãe? Como o nome sugere, é um teste que é feito com a língua do bebê e é bastante importante. O objetivo dele é verificar alterações no chamado frênulo lingual, também conhecido como freio da língua, aquela mebrana que temos embaixo da língua.

Quando o frênulo possui alguma alteração interfere na qualidade da amamentação do bebê, pois ele precisa fazer mais esforço, gastando mais energia e não conseguindo sugar adequadamente, causando a perda de peso do bebê. E esse esforço também pode machucar o mamilo da mãe. Outros problemas que pode causar estão relacionados ao desenvolvimento da fala, mastigação e deglutição.

Mas não é todos os bebês que apresentam esse tipo de problema. E esse teste é um direito dos pais e do bebê. Assim, caso não façam ou ofereçam o teste no hospital após o nascimento, os pais podem pedir.

 

O teste deve ser feito por um profissional da saúde qualificado, entretanto é um teste relativamente simples. São verificadas as alterações que ocasionam o que conhecemos como língua presa: freio em posição incorreta, uma fenda ou o formato de coração da língua quando levantada são alguns sinais. Em casos assim o procedimento costuma ser soltar a membrana que prende o freio e, dependendo do caso, o acompanhamento de uma fonoaudióloga.

 

Fontes: Leiturinha, Terra, Pais e Filhos

 

 

 

 

 

Voltar
Conheça nossas marcas:
Nûby
dreambaby
Adoleta
QUER SABER DAS NOVIDADES ANTES DE TODO MUNDO?
INFORME SEU E-MAIL AQUI ;)