Nûby Dreambaby Adoleta Bebê

Digite abaixo e pressione Enter:

O que é APGAR?

Você já ouviu falar do exame APGAR? Este teste é feito nos recém-nascidos nos primeiros minutos de vida e serve para avaliar aspectos da saúde do bebê. São considerados 5 critérios: frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, prontidão reflexa e cor da pele. Cada um pode receber notas de 0 a 2, somando um total de 10 pontos, sendo que a nota ideal da avaliação precisa ser entre 8 e 10 pontos.

São realizadas duas avaliações de APGAR:

- no primeiro minuto de vida, que é o instante seguinte fora do útero;

- após 5 minutos, onde é possível ter uma avaliação mais estável do bebê.

Mas as avaliações podem ter resultados diferentes entre a primeira e segunda avaliação, a depender de possíveis riscos que existiam na gestação e complicações no parto.

APGAR é importante não somente para ajudar na avaliação do estado de saúde do bebê nos primeiros momentos fora do útero; ele também colabora para determinar um prognóstico para a criança. Por exemplo, se os resultados dos dois instantes de teste serem ruins, são necessários cuidados mais especiais e mais atenção com o bebê, mas não necessariamente significa que algo grave está acontecendo, é preciso mais avaliação médica e exames.

 

Fonte: Revista Crescer; Pastoral da Criança, Tua Saúde

 

 

 

 

Voltar
Conheça nossas marcas:
Nûby
dreambaby
Adoleta
QUER SABER DAS NOVIDADES ANTES DE TODO MUNDO?
INFORME SEU E-MAIL AQUI ;)