Nûby Dreambaby Adoleta Bebê

Digite abaixo e pressione Enter:

Dicas para o desfralde

Uma das fases mais importantes do desenvolvimento infantil e que mais causam dúvidas e preocupações é o desfralde. Mas calma, mamãe! Essa fase não é um bicho de sete cabeças. É apenas necessário paciência. Separamos dicas importantes, que podem ajudar bastante a viabilizar o adeus às fraldas.

Escolha o verão para o desfralde

 Dê preferência, se possível, por iniciar o desfralde no verão. No processo a criança pode fazer xixi na roupinha, então fica mais fácil as trocas e lavar também, assim como deixar o pequeno com poucas roupas.

Adaptação aos poucos

 Vá aos poucos deixando a criança sem fralda em casa por algumas horas. Isso ajuda a se acostumar a ficar sem fralda e não depender dela.

Paciência é uma virtude

O desfralde pode demorar um pouco sim, cerca de um ano. Por isso tenha paciência consigo mesma e com seu bebê.

Tudo ao seu tempo

Respeite o tempo do seu filho, não o pressione. Ele mostrará sinais de que está pronto para o desfralde: se interessar pelo espaço do banheiro, se incomodar e querer ser trocado imediatamente quando fizer cocô, não tolerar ficar muito tempo molhado de xixi são alguns sinais.

 

Recompense e incentive

Cada criança é diferente no desfralde. Enquanto algumas fazem a transição tranquilamente, outras precisam de mais dedicação. Para as crianças que têm mais dificuldade, uma forma são os incentivos para usar o banheiro. Decore o banheiro de maneira divertida para que seja um espaço mais atrativo, ou algum sistema de recompensa, quando for o “número 1” ou o “número 2”. Mas lembre-se de que esse hábito de recompensa deve ser apenas no começo, quando a criança ainda está se adaptando e entendo como tudo funciona, não é saudável perpetuar isso por muito tempo.

Elogie e ajude a lembrar

Não esqueça de elogiar seu filho. Ele precisa saber que as atitudes dele estão certas, para conseguir diferenciar do que é errado. Mas também lembre-se de que até que a criança consiga usar regularmente e com independência o banheiro, acidentes podem acontecer. Um xixi na calça ou até mesmo um cocô são invitáveis. Não brigue com seu filho, mas ajude-o a lembrar a reconhecer os sinais de que precisa ir no banheiro, reforce isso e que precisa chamar a mamãe ou o papai para ajudá-lo. E lembre-se: é de responsabilidade do adulto lembrar e levar a criança mais vezes no banheiro. Nesse processo, até que a criança se acostume e identifique as necessidades, ela precisará que a ajudem a lembrar de ir no banheiro.

FONTE: Pais & Filhos; Dicas de Mulher

 

 

Voltar
Conheça nossas marcas:
Nûby
dreambaby
Adoleta
QUER SABER DAS NOVIDADES ANTES DE TODO MUNDO?
INFORME SEU E-MAIL AQUI ;)