Nûby Dreambaby Adoleta Bebê

Digite abaixo e pressione Enter:

Vérnix - importância para a proteção do recém-nascido

Quando seu bebê nasceu, com certeza estava com uma camada esbranquiçada e gordurosa por todo o corpinho, não é? Uns podem nascer com mais, outros com menos, mas uma coisa é igual em todos os casos: a importância para a proteção do bebê. Essa substância estranha e pouco atrativa com que o bebê nasce se chama vérnix caseoso e cada vez mais descobre-se seus benefícios após o nascimento.

Ele é uma substância composta por água, lipídios e proteínas. O vérnix é produzido pelas próprias glândulas sebáceas do bebê durante o 3º trimestre de gestação. Conforme vai avançando a gravidez, ele se solta da pele e é diluído no líquido amniótico (é por isso que alguns nascem com mais ou menos vérnix no corpo).

 

Por que o vérnix é bom para o bebê?

Quando o bebê ainda está abrigado no útero materno, a função do vérnix é proteger e isolá-lo do líquido amniótico.

Após o nascimento, a função dessa substância é lubrificar e hidratar a pele sensível. Ele também ajuda a regular a temperatura do corpo e diminuir o risco de infecções bacterianas.

Espere um pouco mais antes de tirar o vérnix do bebê

 

Após o nascimento, o costume nas maternidades é de limpar os pequenos das substâncias do parto, inclusive o vérnix. Mas essa prática é desaconselhada por muitos especialistas, principalmente pediatras humanizados. O vérnix é uma proteção extremamente importante nas primeiras 24 horas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, não há necessidade de logo após o nascimento dar banho, o aconselhado é que não seja dado antes das 6 horas de vida.

Mesmo ao dar o primeiro banho, deve ser preservado o vérnix. Por isso é dispensável o uso de sabonetes. Mas a maioria das maternidades dão o banho cerca de 6 a 10 horas após o parto, removendo o vérnix por completo.

Entretanto, após 24 horas, não há dados concretos se o vérnix continua tendo algum benefício. Mesmo após esse tempo, a higiene do bebê ainda não precisa ser pesada. O primeiro banho deve limpar mas sem a necessidade de esfregar e forçar a saída do vérnix.

Mas atenção: O vérnix acumulado em locais como axilas e dobrinhas precisa ser retirado em no máximo 24 horas, pois nesses locais há risco de assaduras.

 

Nem sempre é seguro manter o vérnix

Há situações que remover o vérnix é mais seguro para o bebê do que mantê-lo. Mas são casos bem específicos.

Uma das situações é quando há presença de mecônio (primeiras fezes eliminadas pelo recém-nascido) no líquido amniótico. Nesse caso, o bebê deve ser lavado imediatamente para diminuir o risco de infecções bacterianas.

Outra situação de exceção é em filhos de mães com HIV e hepatite. O RN também deve tomar banho logo após o parto para diminuir o risco de transmissão dessas doenças.

 

Fontes: Revista Crescer, Mães de Peito, Bebê Abril

 

Voltar
Conheça nossas marcas:
Nûby
dreambaby
Adoleta
QUER SABER DAS NOVIDADES ANTES DE TODO MUNDO?
INFORME SEU E-MAIL AQUI ;)