Nûby Dreambaby Adoleta Bebê

Digite abaixo e pressione Enter:

Mitos e verdades sobre gravidez

Quando se trata de gravidez, existem muitas dúvidas e palpites, não é mesmo? É um universo que gera muitos mitos, mas precisamos tentar separá-los das verdades e dos cuidados realmente importantes e necessários com a mamãe e o bebê.

Separamos alguns mitos e verdades sobre o que acontece durante a gravidez para ajudar a esclarecer alguma dúvidas.

 

Se a mulher teve o primeiro filho por cesárea, não poderá ter o próximo por parto normal

DEPENDE. Muitos fatores precisam ser considerados ao se falar disso. Por exemplo: se uma mãe não fez o primeiro parto normal, porque não teve dilatação necessária, vai precisar de uma cesárea. Na cesárea, apesar de o útero de recuperar totalmente depois de um tempo, fica uma cicatriz. E essa cicatriz durante um trabalho de parto pode se romper. Mas, fique calma, mamãe. As chances são mínimas. Nada impede que o segudo parto seja normal. Exceto por possíveis problemas de saúde que ameacem a vida da mãe e do bebê.

 

Mulher grávida tem que comer por dois

MITO. Nem você nem o bebê precisam de toda essa suposta comida extra. É importante manter as recomendações médicas de ganho de peso. Isso não é só importante para a recuperação após a gestação, mas também para a saúde da mãe e do bebê durante a gravidez. As mulheres que ultrapassam o peso recomendado, têm maiores riscos de desenvolver hipertensão e diabetes gestacional, além de complicaçãos durante o parto.

 

Grávidas sentem mais calor

VERDADE. Na gestação, o metabolismo da mulher e a temperatura do corpo se elevam. Fora isso, no final da gravidez, o esforço de carregar o peso da barriga, faz a sensação ser ainda pior.

 

Mulher grávida não pode fazer sexo

DEPENDE. Se ela apresentar sangramento vaginal ou a chamada placenta de inserção baixa (que é quando a placenta fica na parte inferior do útero), o sexo realmente fica proibido devido aos riscos, pois pode estimular mais o sangramento e contrações do útero. Tirando situações em que o ato sexual pode prejudicar e potencializar problemas já existentes, não há nenhum perigo.

 

Grávidas não podem tomar antibióticos

DEPENDE. O bebê está conectado com a mãe através da placenta e do cordão umbical. Por isso, quando acontece algo no organismo da mãe, o bebê é impactado. O mesmo acontece ao ingerir antibióticos. Muitos antibióticos sãos considerados um risco e por isso sãos evitados pelos médicos. Mas há medicamentos que gestantes podem utilizar. O fundamental é passar por uma avaliação médica antes de usar qualquer medicamento. O médico vai examinar a mãe e verificar qualquer risco antes da receita.

 

 

Grávida não pode andar de avião

MITO. O que mulheres podem sentir é um pouco de desconforto em viagens longas, como náuseas e e pernas inchadas. De modo geral, não há problema em grávidas viajarem de avião. Mas tem suas exceções. Como durante a gravidez ocorrem maiores risco de trombose venosa, coágulo pode migrar para o pulmão e, devido à altitude, se romper. Em casos assim, normalmente o médico indica meias de compressão e evitar voos longos. Mas depois da 37º semana é melhor evitar viagens aéreas (afinal, ninguém quer parir dentro do avião, não é? )

 

Gestantes não podem usar cremes no rosto

MEIA VERDADE. Alguns cremes são contraindicados pelos médicos durante a gestação, como é o caso dos cremes anti-idade. Como durante a gravidez aumenta a vasodilatação, aumenta, consequentemente, a absorção da pele para qualquer produto. Além disso, há muitos cosméticos  que não seguem as determinações da Anvisa, não ficando claro quais são seus componentes e o que pode ou não prejudicar a saúde da mãe e do feto.

 

O primeiro trimestre da gravidez é o mais delicado

VERDADE. Isso acontece porque é nesse período em que ocorre a formação do órgãos do feto. Por isso, é nesse momento que há maiores riscos de doenças ligadas a alterações genéticas. É preciso ter alguns cuidados a mais nesse período, como com o uso de medicamentos, consumo de bebidas e até mesmo alguns tipos de exames.

 

FONTES: Blog Grão de Gente, Super Abril, Dr. Drauzio Varella

Voltar
Conheça nossas marcas:
Nûby
dreambaby
Adoleta
QUER SABER DAS NOVIDADES ANTES DE TODO MUNDO?
INFORME SEU E-MAIL AQUI ;)