Nûby Dreambaby Adoleta Bebê

Digite abaixo e pressione Enter:

Parto Humanizado

Por muito tempo no Brasil os partos foram frios, sem dar às mães a chance de vivenciar esse momento por completo, com toda a emoção a que têm direito - como deveria ser. Mas, um forte movimento tem surgido ao longo dos anos e cada vez mais há o desejo de se fazer o chamado parto humanizado. Relatórios das Nações Unidas apontam que, nos últimos 20 anos, médicos, enfermeiros passaram a rever seus conceitos e práticas, descartando intervenções desnecessárias durante o parto.

O parto humanizado, como o nome já diz, é tornar mais humano esse processo. Há quem ache que esse tipo de parto diz respeito apenas ao parto natural, mas ele pode ser aplicado também em cesáreas.

Isso porque o parto humanizado está ligado ao processo de atendimento, não ao parto em si. Ele tem o menor número de intervenções possível. Uma de suas principais características é que a mulher se torna a protagonista desse momento, o poder de decisão sobre como será o processo do parto não é do médico. A palavra final é da mãe. E isso já começa no pré-natal e acontece ao longo de toda a gestação.

Outra coisa que difere o parto humanizado do parto tradicional, é a estrutura da sala onde ele acontece. As salas para esse tipo de parto são adaptadas para receber um acompanhante. São locais com menos “cara de hospital”: têm chuveiro, banheira e espaço para se movimentar.

A sala tem esse espaço para que a gestante descubra a posição que for melhor para ter o bebê. Parto deitado com as pernas erguidas é desaconselhado por muitos especialistas, por não ser uma forma mais natural de se dar à luz, e também por existir muitas outras formas: dentro da banheira, no chuveiro e agachada, por exemplo. O espaço é para a mãe ter liberdade para decidir e tornar a experiência o mais especial possível, como a mamãe quer e merece.  

Fontes: Revista Pais & Filhos, Bebê Abril, Governo do Brasil

 

Voltar
Conheça nossas marcas:
Nûby
dreambaby
Adoleta
QUER SABER DAS NOVIDADES ANTES DE TODO MUNDO?
INFORME SEU E-MAIL AQUI ;)