Nûby Dreambaby Adoleta Bebê

Digite abaixo e pressione Enter:

Desfralde - Quando é a hora certa?

A transição da fralda para o penico é o encerramento de um período da vida para iniciar um novo, onde a criança tem mais compreensão do seu corpo e dos conceitos de “xixi” e “cocô”. O desfralde é um processo que costuma acontecer entre os 18 meses e 4 anos. É um período em que as funções e estrutura do corpo, assim como a capacidade nervosa e neurológica da criança, estão mais maduras e permitem a ela ter essa auto percepção.  

Esse momento é delicado. Por isso é importante respeitar o tempo da criança, assim como ter paciência e ser compreensivo. O período de desfralde não é uma matemática exata e varia muito de uma criança para outra, assim como o tempo para a transição acontecer. Todo o processo assusta muitos pais pelas dificuldades que podem enfrentar, mas também é assustador para criança que está passando por mudanças e não as compreende direito. Por isso, vá com calma.

Posso incentivar de alguma forma?

É preciso respeitar o tempo da criança, mas você pode dar alguns incentivos, sim. Pode deixar a porta  do banheiro aberta para ela ver quando o pai e a mãe vão, também pode apresentar o penico para ela, de forma espontânea. Deixe a criança pegar o penico e sentar nele, carregá-lo pela casa. Isso fará com que se familiarize e compreenda que aquilo faz parte do seu cotidiano.

 

Como reagir a primeira vez usando o penico?

Encontrar um equilíbrio é importante. Da primeira, no máximo segunda vez, elogie e parabenize. É um bom incentivo de que a criança está fazendo algo legal, algo certo. Mas fazer isso toda vez que ela usar o penico não é bom. É preciso construir a ideia de que ir no banheiro é algo natural e não um sistema de recompensas. O mesmo serve ao contrário, não reclamar de coisas como o cheiro ruim, por exemplo. É importante a criança ter a compreensão que as fezes precisam ser descartadas, mas críticas assim podem criar bloqueios.

 

Como saber se a criança está preparada?

Lembrando que alguns bebês vão desfraldar mais cedo e mais rápido e outros serão um pouco mais lentos, e isso é normal. Paciência é fundamental. Para dizer adeus à fralda, o bebê precisa se sentir seguro. O ideal é começar fazendo o desfralde diurno, para apenas depois de um tempo ir para o noturno.

 

O processo de desfralde está a caminho quando a criança:

- Fica incomodada com a fralda suja;

- Entende o significado de cocô e xixi;

- Entende melhor os sinais físicos de sentir vontade de fazer xixi e cocô;

- Consegue ficar sentada na mesma posição mais de 2 minutos;

- Já anda com firmeza;

- Faz bastante xixi de uma vez;

- Faz cocô em horários mais ou menos previsíveis.

 

Fontes: Baby Center, Revista Pais e Filhos

 

 

 

 

Voltar
Conheça nossas marcas:
Nûby
dreambaby
Adoleta
QUER SABER DAS NOVIDADES ANTES DE TODO MUNDO?
INFORME SEU E-MAIL AQUI ;)